Páginas

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Trabalhos manuais e reciclagem de papel


Quem ai gosta de manualidades?

Tudo o que eu puder fazer a mão eu faço, é bom para economizar, mas não é só por isso, realmente gosto de trabalhos manuais.

Realizando uma atividade percebi que estava sobrando muito resto de material, mas não queria jogar fora. Essa é outra coisa que procuro fazer, analiso as coisas antes de descartar para ver se pode ser reaproveitada.

Foi o que resolvi fazer com o "lixo", papel artesanal reciclo. Se alguém nunca fez isso na época da escola e está curioso como eu estava veja abaixo o passo a passo:

Deixar o papel de molho por alguns dias para amolecer e facilitar na hora de bater no liquidificador.

Durante esse tempo você pode arrumar ou fazer uma tela.
Eu usei uma porta de armário que iria ser jogada fora. Serrei ao meio e adicionei uma ripa nas laterais, formando dois bastidores. Depois de lixar, feche todas os buracos com cola de silicone e pinte com tinta a óleo, o que a deixará impermeável.


A partir dai é só fixar a tela de mosqueteiro com um grampeador de madeira em um dos bastidores. Essa peça serve para segurar a fibra do papel e o bastidor sem tela para dar formato ao papel.






Bater o papel úmido no liquidificador com um boa quantidade de água, o quanto achar necessário para não queimar  o liquidificador. Bater até ficar uma pasta homogênea.




















Para o processo de reciclagem utilizar um recipiente grande o bastante para caber os batentes, água, tela avulsa, esponja, um tecido e a massa de papel.













Depois encha o recipiente com água, sobreponha o bastidor sem tela no telado e coloque na água, despeje a massa de papel sobre a tela e agitei levemente, imerso na água, para que cobrir toda a tela.






















Escorra a água e tirei o bastidor superior.

Posicione a tela avulsa sobre o papel formado sobre o bastidor e virar em uma superfície plana forrada com o tecido. Com uma esponja retire o excesso de água da tela, esse processo ira soltar o papel da tela.
















O papel pode terminar de secar ali mesmo ou o processo pode ser acelerado com o ferro de passar sem vapor, deixando o papel entre dois tecidos.


Para que ele fique mais liso deixe-o prensado por alguns dias sob livros pesados. Depois disso ele pode ser refilado no formato que quiser.

Todo o processo da reciclagem é muito rápido. É possível fazer papel de várias cores, sendo usado papel colorido na reciclagem ou usando pigmento na massa, formatos, com decoração adicionando pedaços de papel na hora de escorrer o papel, gliter ou espirrando tinta sobre ele.

Bom, agora vou ali fazer mais papel.

Divirtam-se e até a próxima








Nenhum comentário:

Postar um comentário